Formosa - GO, Sábado, 19 Agosto de 2017



Home / Cursos / Graduação / Redes de Computadores
/

Histórico

O Curso de Tecnologia em Redes de Computadores das Faculdades IESGO foi criado oficialmente em 2007, através da Portaria n.º 186 de 15 de fevereiro de 2007. Resolução do Ministro de Estado da Educação, usando da competência que lhe foi delegada pelo art. 35 do Decreto 5.773/06 (Redação dada pelo art. 2 do Decreto 6.303/07), da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

Curso reconhecido pela portaria 286 de 21/12/2012 com conceito 4, em uma escala entre 1 a 5.

Apresentação do Curso

O curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores tem por objetivo formar profissionais na área de computação que elaborem, implantem, gerenciem e mantenham projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância.

O curso foi criado em 2001 e reestruturado para a sua forma atual em 2013, para refletir melhor as constantes mudanças que ocorrem na área de computação e informática.

Sendo um curso da área de ciências exatas, é exigida uma boa base matemática e também um raciocínio lógico bem desenvolvido. O curso fornece ao aluno uma sólida base em redes de computadores.

Área de atuação

A formação no curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores desenvolve competências profissionais, capacitando o egresso a atuar em mercado que requer profissional capaz de agregar valor às atividades relacionadas às redes de computadores comerciais. O profissional será capaz de atuar nas empresas, instituições e corporações.

O curso está concentrado na área de Informática e Telecomunicação, compreende tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e informações. Abrange ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e telecomunicações. Especificação de componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração, realização de testes e medições, utilização de protocolos e arquitetura de redes, identificação de meios físicos e padrões de comunicação e, sobremaneira, a necessidade de constante atualização tecnológica constituem, de forma comum, as características desse eixo.

Desafios profissionais

O curso de Redes de Computadores promove a capacitação do profissional para abordar os desafios cotidianos do suporte a switches, roteadores e estações de trabalho, dominando os protocolos e tecnologias usadas para arquitetar e operar redes corporativas tanto locais (LAN) como de longa distância (WAN), bem como aprovisionar acesso à Internet. Contando com um corpo de professores com experiências avançadas em redes, o aluno sai provido para enfrentar os desafios profissionais e garantir uma posição no mercado de trabalho.

 

O curso de Tecnologia em Redes de Computadores, visando atender à alta demanda do mercado por profissionais qualificados no segmento de telemática (telecomunicações e informática), estimulada, principalmente, pela implantação, em meados dos anos 80, da grande rede mundial, a Internet, que tornou mercado altamente competitivo e globalizado, visa formar profissionais capacitados a projetar, instalar, administrar, manter e monitorar, o desempenho e segurança de todos os tipos de redes de computadores, locais e a distância, guiadas ou não guiadas, utilizadas como infraestrutura para operacionalização dos sistemas de informações e automação de processos. Qualifica, também, profissionais capacitados a configurar todos os hardwares e softwares utilizados na rede de computadores, bem como prospectar as novas tecnologias emergentes na área.

Dentre as principais atividades que os egressos poderão exercer no mercado de trabalho podem-se destacar as seguintes:

- Projetar e especificar redes de computadores de acordo com os requisitos de sucesso do negócio do cliente e seus respectivos requisitos técnicos necessários;

- Coordenar os trabalhos técnicos voltados à instalação física e configuração dos hardwares que compõem a rede de computadores, bem como a implantação e configuração dos softwares e sistemas de informações a serem utilizados na rede;

- Instalar, montar, operar e reparar/manter os recursos de uma rede de computadores;

- Operação, configuração e manutenção de equipamentos utilizados em redes de computadores;

- Atuar na administração e gerência de redes de computadores;

- Treinar e prestar suporte aos usuários visando à utilização adequada dos hardwares e softwares disponibilizados na rede.

Funções a serem exercidas pelo egresso do curso de Tecnologia em Redes de Computadores:

- Projetista de Rede de Computadores;

- Administrador de Redes de Computadores;

- Programador de Suporte Técnico;

- Analista de Suporte Técnico;

- Gerente de Redes de Computadores,

- Técnico e Gerente de Segurança de Informação e

- Operador de Computador.

Podendo também exercer uma função de empreendedor, com habilidade de solução de problemas, gerenciamento e supervisão de atividades técnicas na área de informática.

 

 

 

 coord.bsi@iesgo.edu.br

 

Curso de Graduação Superior em Tecnologia de Redes de Computadores

Curso Autorizado – Portaria nº 186, 15 de fevereiro de 2007.

 Matriz Curricular
Edital Tecnico

• Leia mais...
X Fórum Jurídico

• Leia mais...
Dia de convivência comunitária - Curso de Psicologia

• Leia mais...
Outubro Rosa

• Leia mais...
Extensão 2016/2

• Leia mais...