Formosa - GO, Sexta-Feira, 20 Outubro de 2017



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Perfil do Pedagogo

O profissional formado em Pedagogia pelas Faculdades IESGO será habilitado para o magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, conforme o estabelecido pelo Projeto de Resolução do Conselho Nacional de Educação, que institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, Licenciatura.

Perfil Profissional

Os egressos do curso de Pedagogia, conforme orientações da Resolução CNE 01/2007 que institui as diretrizes curriculares para o curso de graduação em Pedagogia do Conselho Nacional de Educação, devem apresentar o seguinte perfil ao concluir o curso:

a) Demonstrar uma preocupação com a ética e a responsabilidade social, com vistas a promover uma sociedade mais justa e igualitária;

b) Compreender os processos de desenvolvimento de crianças de zero a cinco anos, contribuindo para sua formação integral e a constituição de sua identidade enquanto indivíduo;

c) Contribuir para a formação de crianças nos primeiros anos do Ensino Fundamental e daqueles que não tiveram a oportunidade de cursar este nível de ensino em idade regular;

d) Atuar em instituições escolares e não-escolares, promovendo o desenvolvimento de habilidade e competências dos sujeitos atendidos, a partir dos conhecimentos pedagógicos;

e) Perceber, respeitar e valorizar as competências cognitivas, afetivas, físicas e emocionais dos educandos;

f) Trabalhar de forma interdisciplinar, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento e promovendo no educando a capacidade de pensá-las em regime de colaboração;

g) Reconhecer a importância dos meios tecnológicos nas mais diferentes esferas da vida social e, principalmente, na educação, compreendendo e fazendo compreender o impacto das novas tecnologias nos processos pedagógicos e didáticos;

h) Estimular a integração entre a comunidade escolar e extraescolar, especialmente no sentido de integrar as famílias à escola;

i) Compreender a escola numa perspectiva de aceitação das diferenças culturais, étnicas, sociais, econômicas, religiosas, políticas etc., estimulando a tolerância, o respeito mútuo e a solidariedade;

j) Defender e promover uma cultura democrática dentro e fora da escola, estimulando o diálogo e mediando suas práticas sociais por esse princípio;

l) Respeitar a diversidade, especialmente no que tange às minorias, mostrando a importância do respeito à identidade sexual, religiosa, política ou de qualquer natureza de seus alunos;

m) Ser um membro ativo e participativo do processo de gestão da escola, contribuindo com a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

n) Promover, estimular e participar de pesquisas que busquem investigar, entre outros aspectos, o desenvolvimento do aluno, a gestão da escola, os métodos e processos de ensino, a relação escola – comunidade, entre outros;

o) Conhecer e compreender as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental, colaborando para criar na escola uma cultura de atualização pedagógica e curricular constante.

Formar profissionais conscientes, competentes e responsáveis para assumir a função social de atuar na educação de crianças de zero a cinco anos, nos primeiros anos do Ensino Fundamental e em atividades, dentro e fora da escola, nas quais se exijam conhecimentos pedagógicos.

 

 coord.pedagogia@iesgo.edu.br

 

Curso de Licenciatura em Pedagogia – noturno

Curso Autorizado – Portaria nº 942, 22 de novembro de 2006.


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