Formosa - GO, Segunda-Feira, 18 Dezembro de 2017



Home / Cursos / Graduação / Psicologia
/

O curso de Psicologia das Faculdades IESGO é composto por 10 semestres e uma carga horária de 4200 horas, sendo 3016 de carga horária teórica, 344 práticas e 640 de estágio supervisionado e 200 de atividades acadêmicas científico-culturais. Foi pautada no desenvolvimento das competências exigidas pelas Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Psicologia. (Resolução No. 8 de 7/05/2004):

Cada semestre letivo tem 400 horas e foi composto por disciplinas com cargas horárias teóricas e práticas. As disciplinas se organizam por eixo-estruturante e por atividades interdisciplinares de modo a contemplar as competências estabelecidas. Foram estabelecidas de modo coerente com as ênfases propostas (Psicologia Clínica e Psicologia Social, das Organizações e do trabalho) e visam aplicar metodologias de investigação, reflexão,  produção de conhecimento e fortalecer o trabalho em equipe docente e discente.

As ênfases propostas justificam-se pela característica da região de Formosa e suas cidades vizinhas que ainda são carentes de profissionais de Psicologia em suas áreas mais tradicionais. Além disso, considerando características dos cursos da Instituição, propõe uma conexão com os cursos atuais da Instituição e com as diretrizes de seu desenvolvimento na área da saúde.

Considerando-se o que foi exposto a respeito da delimitação do perfil do egresso do Curso e ainda contemplando o que está exposto no art. 08 da resolução número 08 de maio de 2004 do CNECES, acrescentam-se as seguintes competências fundamentais ao formando em Psicologia do curso das Faculdades IESGO:

a) Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;

b) Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;

c) Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;

d) Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;

e) Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;

f) Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;

g) Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;

h) Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;

i) Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;

j) Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;

k) Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;

l) Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapêutico;

m) Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;

n) Apresentar trabalhos e discutir ideias em público;

o) Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.

Formar psicólogos conscientes de que o corpo de práticas deve atender a demandas sociais, guiados por padrões técnicos submetidos à reflexão por meio da pesquisa científica e pela ética que promova a justa relação do psicólogo com seus pares, clientes, usuários e com a sociedade de um modo geral.

Objetivos Específicos do Curso

O curso de Psicologia das Faculdades IESGO tem a finalidade de formar profissionais capazes de:

-Realizar serviços de acordo com elevados padrões de qualidade segundo os princípios da ética e da bioética.

-Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial em nível individual e coletivo.

-Tomar decisões fundamentadas na capacidade de avaliar, sistematizar e discernir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

-Desenvolver capacidade de comunicação obedecendo aos princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais e com o público em geral.

-Adotar atitudes de liderança no trabalho de equipes multiprofissionais, tendo em vista o bem estar do indivíduo, dos grupos e da comunidade.

-Gerenciar e administrar pessoas, recursos físicos, materiais e a estrutura de apoio tecnológico.

-Ser empreendedor, gestor, empregador ou líder nas equipes de trabalho.

-Ter consciência da importância da educação continuada tanto em sua formação quanto na prática.

-Exercitar reflexão rigorosa quanto à sua ação no percurso formativo das novas gerações de profissionais, promovendo práticas de interlocução entre os diversos segmentos acadêmicos com vistas à avaliação permanente do processo de formação.

-Comprometer professores e alunos numa práxis que possibilite seguir na construção da ciência da Psicologia, através da política institucional de ensino, pesquisa e extensão.

 cursodepsicologiaiesgo@gmail.com

 Periódicos de Psicologia



Curso de Graduação Superior em Psicologia

Curso Autorizado – Portaria nº 295 de 07 de julho de 2016.


Edital Tecnico

• Leia mais...
X Fórum Jurídico

• Leia mais...
Dia de convivência comunitária - Curso de Psicologia

• Leia mais...
Outubro Rosa

• Leia mais...
Extensão 2016/2

• Leia mais...